Comissão Especial para acompanhamento e fiscalização da crise hídrica, presidida pelo vereador Renan Pessoa, se reúne com Sabesp

Por Portal Opinião Pública 06/01/2022 - 11:33 hs
Foto: Divulgação

O líder do Avante na Câmara e presidente da Comissão Especial para acompanhamento e fiscalização da crise hídrica, o vereador Renan Pessoa, se reuniu com membros da Sabesp, em Pinheiros, na manhã do último dia 14 de dezembro.

“Estamos no meio de uma pandemia mundial de Covid-19, e uma crise sanitária provocada pelo desabastecimento de água pode ser catastrófica para o nosso município. Podendo elevar o número de casos da doença (Covid-19) e consequentemente o número de óbitos. Além de todas as outras doenças que decorrem da falta de água”, disse, muito preocupado, o vereador.

A Agência Nacional de Águas (ANA) alertou no primeiro semestre para a escassez de chuvas neste ano, em áreas de cinco estados, entre eles, São Paulo. Dessa forma, nasceu a necessidade de criação de uma comissão especial que acompanhasse os cenários de fornecimento de água, visando não repetir os dissabores experimentados nos anos de 2014 e 2015 com o desabastecimento de água.

“Infelizmente, nos dias atuais, mesmo sem crise hídrica, parte da população sofre com a falta de água e relata diversos pontos de vazamentos pelas ruas”, disse o vereador na reunião com os membros da empresa.

A empresa explicou que assumiu a cidade há pouco menos de um ano, mostrou que seus métodos de fornecimento atuais têm reduzido a falta de água na cidade. Mostrou ainda diversos projetos e obras que modernizam o sistema e que visam reduzir os vazamentos. Relatou que as deficiências nos atendimentos por telefone, uma grande queixa dos usuários, devem ser resolvidas ainda nos primeiros meses do próximo ano.

“A visita foi muito produtiva do ponto de vista de conhecimentos e da resposta positiva de que a Sabesp está muito mais preparada atualmente para enfrentar uma possível crise hídrica, pois desde 2015 novos reservatórios foram criados e o sistema foi modernizado. Saímos bastante otimistas, mas, seguiremos fiscalizando”, concluiu o presidente da comissão que é formada ainda pelos vereadores Irmão Ozelito e Afonso Madeira.